Só o estrito respeito pelo direito internacional por todas as partes em combate em Gaza pode pôr fim ao sofrimento de populações
Só o estrito respeito pelo direito internacional por todas as partes em combate em Gaza pode pôr fim ao sofrimento de populaçõesO ano de 2009 teve um terrível começo para todos os civis apanhados na guerra de Gaza, afirmou ao Conselho de Segurança da ONU um responsável humanitário das Nações Unidas. E sublinhou: só o estrito respeito pelo direito internacional por todas as partes em combate pode pôr fim ao sofrimento de populações.
as violações do direito internacional humanitário por qualquer uma das partes de um conflito oferece todas as justificações para o não-cumprimento pelas outras partes, insistiu o subsecretário-geral para os assuntos Humanitários, John Holmes. Num debate neste órgão da ONU, também o presidente do Conselho condenou a violência contra civis no conflito que já chega aos 20 dias.
Por sua vez, Holmes sublinhou que [todas as] alegações de violações devem ser plenamente investigadas e os [seus] responsáveis detidos.