Falta dinheiro para cumprir o plano de desminagem do país até 2013. Mais doadores são precisos, alertam responsáveis
Falta dinheiro para cumprir o plano de desminagem do país até 2013. Mais doadores são precisos, alertam responsáveisMais de 82 mil minas antipessoais foram contabilizadas no afeganistão em 2008, mas as verbas necessárias para cumprir a meta de 2013 para a total desminagem do país – cerca de 500 milhões de dólares (ou 373 milhões de euros) – estão ameaçadas pela actual situação económica mundial, afirmou esta segunda-feira um alto funcionário das Nações Unidas.
Estamos num ponto muito crítico, e este país e estas pessoas não se podem dar ao luxo de ter uma situação devastadora em que não virá muito dinheiro, afirmou Reza Haider, director de programas do Centro de acção contra as Minas da ONU para o afeganistão, numa conferência de imprensa em Cabul, notando que será necessário bater à porta de novos doadores, como os Estados do Golfo, além dos já tradicionais.
O afeganistão é um dos países mais minados do mundo, com mais de quatro milhões da sua população a viver em áreas contaminadas por minas. Também esta segunda-feira, Moçambique pediu uma prorrogação do prazo para desminar o país.