Guerrilheiros das Forças armadas Revolucionárias da Colômbia, que mantiveram o congressista óscar Túlio Lizcano no cativeiro durante oito anos, desertaram da guerrilha colombiana
Guerrilheiros das Forças armadas Revolucionárias da Colômbia, que mantiveram o congressista óscar Túlio Lizcano no cativeiro durante oito anos, desertaram da guerrilha colombianaFontes oficiais revelaram que se entregaram às autoridades, este fim-de-semana, quatro desertores que pertenciam à Frente aurélio Rodríguez, das FaRC (Forças armadas Revolucionárias da Colômbia). O coronel Rafael Caicedo, chefe da Brigada Móvel 14 do Exército colombiano, disse à imprensa que os guerrilheiros se apresentaram em San José del Palmar (departamento de Chocó, no oeste).
Entre os desertores encontra-se a conhecida rebelde Karla . a revolucionária vigiou Óscar Lizcano durante um certo tempo do cativeiro. Sequestrado em Caldas em 2000, o congressista conseguiu fugir a 26 de Outubro de 2008. Os guerrilheiros Macoco , Nelson e Tatiana foram os outros três que desertaram, referiu o coronel Caicedo. a frente ficou praticamente dizimada , já que no final do ano passado uma vintena de combatentes tinha renunciado à luta.
a fuga de Óscar Lizcano foi facilitada pelo chefe rebelde que o vigiava, Wilson Bueno Largo, Isaza , a quem foi oferecida uma viagem para França e uma recompensa em dinheiro. O congressista, antigo membro da Câmara dos Representantes do Partido Conservador, foi sequestrado a 5 de agosto de 2000 na zona rural de Caldas, sua região natal, a cerca de 300 quilómetros a oeste de Bogotá.