Quarenta pessoas participaram no segundo encontro de formação, que os voluntários que vão partir em missão, estão a efectuar
Quarenta pessoas participaram no segundo encontro de formação, que os voluntários que vão partir em missão, estão a efectuarDepois da formação sobre os objectivos do Milénio e algumas dicas sobre como fazer um projecto, os voluntários terminaram a segunda sessão da formação da Fundação Evangelização e Culturas (FEC) com a participação na Eucaristia. Duas leigas que partirão em missão, neste primeiro trimestre, receberam das mãos do padre Norberto Louro, um caderninho para escreverem o seu projecto. Simbolicamente, todos receberam um pequeno bloco de apontamentos onde podem escrever o seu projecto de vida, acrescentar, ou alterar no futuro. No dia do Baptismo do Senhor, os voluntários proclamaram a sua fé e, foram desafiados a fazer a opção fundamental pelos mais pobres, tal como Jesus o fez, no dia do seu baptismo público.
O superior provincial dos missionários da Consolata convidou os fiéis a questionar-se sobre qual é a opção que nos convida a tomar?. Na homilia, apontou algumas tentações com as quais um voluntário missionário se pode deparar em missão. Às vezes temos a tentação de começar a ensinar aquilo que nós fazemos na nossa cultura. Sobretudo, quando se vai pela primeira vez, exemplificou.
Norberto Louro aconselhou os voluntários missionários a irem em estado de pobreza (não miséria) enquanto atitude perene e perseverante de nós próprios. E o desafio:temos de viver com o compromisso, com a opção fundamental que tomámos no baptismo.