“Guantanamo não poderá ser encerrada nos primeiros 100 dias”, afirma o presidente eleito dos Estados Unidos da américa
“Guantanamo não poderá ser encerrada nos primeiros 100 dias”, afirma o presidente eleito dos Estados Unidos da américaNos primeiros 100 dias da presidência do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o campo da prisão de Guantanamo não será fechado. Foi o próprio presidente que o afirmou em entrevista a uma cadeia de televisão.
Deste modo, Barack Obama contradiz quanto prometera nas últimas semanas. Tinha garantido que, após a tomada de posse, prevista para 20 de Janeiro, teria fixado uma data para o encerramento da prisão. É mais difícil do que se pensa , afirma o futuro presidente.
Contudo, Barack Obama manteve a promessa de encerrar aquela prisão, que se encontra em território cubano. Não quero que haja ambiguidades sobre esta questão. Vamos fechar Guantanamo e vamos fazê-lo de maneira a garantirmos que os nossos procedimentos respeitam a nossa constituição .
O campo de prisioneiros de Guantanamo tornou-se um dos símbolos mais controversos da guerra contra o terrorismo lançado pela administração do presidente Bush, depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001.