Nos tempos difíceis que atravessamos, o mais fácil é lamentar as agruras da vida. Sorrir, é uma boa forma de ultrapassar o pessimismo
Nos tempos difíceis que atravessamos, o mais fácil é lamentar as agruras da vida. Sorrir, é uma boa forma de ultrapassar o pessimismoEm tempos tive a felicidade de conviver com um sacerdote que, durante quase duas décadas de relacionamento, me repetiu várias vezes esta frase: Sorria à vida para que a vida lhe sorria. Não era apenas a mim que ele invectivava. Fê-lo a muitos daqueles que com ele privavam ou ouviam os seus conselhos. Sempre achei que era um pensamento positivo. Mas só com o decorrer dos anos – sobretudo em momentos difíceis – é que consegui compreender com mais clareza a filosofia e alcance deste conceito de encarar a vida. Chorar é o princípio e fim da vida. Durante o intervalo, que é uma vida inteira, temos a possibilidade de fazer algo mais: sorrir.
Na verdade, há ocasiões em que não podemos evitar a tristeza e as lágrimas, poderão ser momentos fugazes ou longos. Mas, tal como a Primavera sucede ao Inverno, assim também as alegrias e sorrisos poderão despontar pelo tempo fora e criar em nós uma esperança acrescida por uma vida melhor. as crianças nascem a chorar, mas começam a sorrir bem cedo. À medida que vão crescendo, apenas choram quando algo as magoa ou entristece – ou não conseguem o que desejam – mas fazem-no de uma forma ternurenta que deixa derretido qualquer coração, por muito duro que seja.
Na juventude é mais fácil aceitar o dia-a-dia com um sorriso, mesmo quando as dificuldades nos rodeiam, pois poderá haver outras coisas que compensem essas carências. Os jovens são propensos a viver a vida com uma alegria espontânea, própria de quem olha para o futuro com esperança.
Com o avançar da idade, as pessoas mudam para melhor – ou para pior – e a partir daí começam a surgir no horizonte algumas nuvens de incomodidade, sobretudo para aqueles que têm mais carências. É exactamente nessa fase da vida que não podem deixar-se abater pelo sofrimento. É o momento exacto para olhar em frente e sorrir à vida, o único dom gratuito que nos foi dado pelo Criador e que temos obrigação de viver em pleno, mesmo em circunstâncias de extrema dificuldade.
O Senhor dá-nos a garantia de que não nos abandona. Foi Ele que disse: Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem fazem provisão nos celeiros, e contudo vosso Pai celeste as sustenta . acrescentou ainda: pedi e recebereis. É à luz da razão e da fé que teremos de receber aquilo que de bom nos acontece e o que de mal nos atinge. Sorrir à vida é um valor acrescentado que nunca devemos desperdiçar, não só porque é necessário, mas também porque contagia e de algum modo, também é benéfico para aqueles que nos rodeiam.