Bento XVI expressou os votos de Feliz Natal às Igrejas orientais que o celebram amanhã
Bento XVI expressou os votos de Feliz Natal às Igrejas orientais que o celebram amanhãPara os ortodoxos, que seguem o calendário juliano, amanhã é dia de Natal. Basicamente, a celebração é a mesma: o nascimento de Jesus. O que muda é o rito. a Igreja Romana segue uma liturgia mais recente, introduzida pelo Vaticano II, e nós, ortodoxos, mantemo-nos fiéis ao rito bizantino, uma liturgia com mais de 1 300 anos. a nossa liturgia é mais dramatizada, é muito cantada, tem muito movimento e no fim reparte-se um bolo. Muda, também, o dia, explicou alberto Teixeira ao Jornal de Notícias.
Eles consideram a Páscoa uma festa litúrgica mais importante que o dia de Natal e as prendas foram já distribuídas a 19 de Dezembro, dia de São Nicolau, santo protector das crianças e padroeiro da paróquia, da comunidade ortodoxa de aveiro.
À mesa, cada um come o que é tradicional na sua terra, já que são muitos e de diferentes países os imigrantes, quase todos fiéis desta comunidade. Os ortodoxos não comem carne nos dias imediatamente antes do Natal, mas nesse dia já podem. até já há quem coma leitão, prato da região, comenta um dos poucos portugueses que integram a comunidade ortodoxa de aveiro.