a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) possui uma nova área de leitura para deficientes visuais
a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) possui uma nova área de leitura para deficientes visuais a nova área de leitura da BNP terá um espaço alargado (cerca de 500 metros quadrados), e em exclusivo, para deficientes visuais. Inclui depósito de colecções e logística adaptada aos trabalhos de impressão braille e digitalização, bem como à leitura e gravação de livros sonoros, adianta a Lusa.
Esta é uma forma da Biblioteca Nacional comemorar os 40 anos do Serviço de leitura para cegos, ao mesmo tempo que assinala o bicentenário do nascimento de Louis Braille, criador francês do sistema de escrita e leitura para invisuais. O novo espaço estará disponível a partir de segunda-feira, 5 de Janeiro.
Em 2009, a Biblioteca Nacional irá fazer a reconversão das cassetes e dos livros braille para (formato) digital, informou o director. Jorge Couto acrescenta que serão digitalizadas centenas de milhares de páginas. Existem em Portugal, perto de 1. 700 títulos em áudio, nove mil volumes em braille e cerca de 430 em formato electrónico (ebook).