O apelo das Nações Unidas e da União africana é veemente. O Congresso Nacional em Defesa do Povo tem de dar uma oportunidade à paz e terminar com o conflito
O apelo das Nações Unidas e da União africana é veemente. O Congresso Nacional em Defesa do Povo tem de dar uma oportunidade à paz e terminar com o conflito a missão de paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo (RDC) exortou esta sexta-feira o principal grupo rebelde no Leste deste país a retomar as conversações com o Governo já na próxima semana, numa tentativa de acabar com os combates que forçaram 250. 000 mil pessoas a saírem de suas casas desde agosto.
a missão – que é identificada por MONUC, a sigla em francês – revelou que o principal grupo rebelde tutsi, conhecido pelo Congresso Nacional em Defesa do Povo (CNDP) terá uma oportunidade nas conversações em Nairóbi, capital do Quénia, a 7 de Janeiro para abordar com o Governo todas as questões que interessem aos rebeldes.
as conversações de Nairóbi, conduzidas por Olusegun Obasanjo, enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon, e por Benjamin Mkapa, representante da União africana, começaram no mês passado com o objectivo de acabar com o conflito, que já fez mais de um milhão de pessoas deslocadas nos últimos anos, só no Leste da RDC.