O representante especial das Nações Unidas disse estar “confiante que a situação evolua” com boa inserção na comunidade internacional
O representante especial das Nações Unidas disse estar “confiante que a situação evolua” com boa inserção na comunidade internacionalUma falta de liderança política responsável está por detrás dos problemas da Somália, afirmou esta quarta-feira o enviado das Nações Unidas para esta nação do Corno de África.
Numa carta dirigida à diáspora somaliana, ahmedou Ould-abdallah, o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas, disse que existe um consenso emergente de que, em última instância, os problemas do país decorrem da ausência de uma liderança nacional responsável e comprometida.
O principal problema enfrentado pela Somália – que não tem em funcionamento um governo central desde 1991 – não é de segurança, mas sim do vazio na liderança política.
Para o futuro, agora que o ano se acaba, Ould-abdallah disse estar confiante que a situação evolua para uma liderança responsável que mantenha relações amigáveis com os seus [países] vizinhos, e com boa inserção na comunidade internacional.