São 670 mas o objectivo é chegar a um milhar de presépios. Museu está nos projectos
São 670 mas o objectivo é chegar a um milhar de presépios. Museu está nos projectosDa Terra Santa, o padre Joaquim Martins trouxe, há 20 anos, o primeiro presépio. Esculpido à mão, em madeira de oliveira e comprado na basílica da Natividade, é uma das recordações mais bonitas e significativas que trouxe daquela viagem, contou ao Badaladas.
Hoje são já 670 e pretende atingir o milhar de peças. Mas torna-se difícil no pouco espaço. Daí que irá deixá-los em herança ao Externato de Penafirme, que em 2009, irá constituir um Museu do presépio.
as peças que fazem parte desta colecção são adquiridas pelo próprio e feitas por encomenda. São adquiridas ao longo de todo o ano, nas viagens que faz, em Portugal e no mundo. Mas é nesta quadra natalícia que visita mais exposições e feiras de artesanato, à procura de presépios.
Guiné, Zimbabué, Moçambique, Uganda, Camarões, Quénia, angola, Boston, EUa, Brasil, Canadá, México, Peru, Itália, China, Japão, Coreia, Timor, Filipinas, Inglaterra, Espanha, Polónia, são países representados nesta colecção do sacerdote que conta, ainda, com exemplares das várias regiões de Portugal.