Mais de 770 presépios, de 60 países fazem parte da colecção de frei Lopes Morgado, frade capuchinho
Mais de 770 presépios, de 60 países fazem parte da colecção de frei Lopes Morgado, frade capuchinhoOs países representados são: África do Sul, alemanha, angola, argentina, Áustria, Bangladesh, Bélgica, Bolívia, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Chile, China, Colômbia, Croácia, Egipto, El Salvador, Equador, Eslovénia, Espanha, Estónia, Filipinas, França, Grécia, Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, Madagáscar, México, Moçambique, Níger, Palestina, Paraguai, Peru, Polónia, Portugal, Quénia, República Checa, Ruanda, Rússia, São Tomé, Senegal, Suíça, Tailândia, Tanzânia, Timor-Leste, Tunísia, Turquia, União Indiana, Uruguai, Venezuela, Zaire e Zimbabué.
Tudo começou em 1993, quando veio para Fátima. Trazia comigo apenas um Presépio ladeado pelas figuras de São Francisco e Santa Clara de assis, e uma imagem de Nossa Senhora da Palavra – tudo obras do artesão José Franco. Dois anos depois, no Natal de 1995, faz a primeira exposição, subordinada ao tema O Evangelho da vida, tema da encíclica de João Paulo II, apresentada nesse ano.
Da centena e meia de peças, a colecção foi crescendo graças a muitas doações particulares e a ofertas de vários artesãos. até que, em 1999, começa a pensar num Museu do presépio
Chegou, pois, o momento de criar um espaço condigno, que os preserve de qualquer degradação e possibilite cumprir os objectivos que há muito nos propusemos e temos divulgado junto dos amigos e visitantes, tornando também essa visita mais agradável e proveitosa. E os Superiores Maiores dos Capuchinhos em Portugal decidiram avançar para a construção de um Museu do presépio, pode ler-se na página oficial dos Capuchinhos.
O espaço destinado ao Museu é o mesmo onde actualmente se encontra a colecção, junto à porta de entrada da Fraternidade dos Capuchinhos, do lado da capela do Centro, tendo em conta as condições de acessibilidade de grupos, sobretudo de crianças, adultos e deficientes motores e a sua ligação com as outras propostas, sobretudo o Jardim Bíblico, mesmo em frente, explica o frei.
O projecto pretende criar a intimidade de uma gruta (que sugira às pessoas interioridade e reflexão), tendo no centro da sala principal um hexágono em aço e acrílico assente no centro de uma Estrela de David, que é acompanhada no tecto por pontos de luz incidindo no chão. Terá ainda uma sala mais pequena e um azulejo com São Francisco e Santa Clara adorando o Menino Jesus, numa gravura de Pier de Lode, no exterior. Para apoiar este projecto deve contactar o frei Lopes Morgado, na Fraternidade dos Capuchinhos em Fátima.