Forças armadas e autoridades de saúde promovem respeito por lei que impede recrutamento militar de menores de 18 anos
Forças armadas e autoridades de saúde promovem respeito por lei que impede recrutamento militar de menores de 18 anosOs responsáveis militares do Sudão e as autoridades de saúde infantil vão proteger os direitos das crianças e prevenir o recrutamento de crianças-soldados, num acordo assinado esta terça-feira, em parceria com a Unicef.
as Forças armadas do Sudão (SaF, na sigla original inglesa), o Conselho Nacional de Saúde Infantil sudanês (NCWW, também no original) e a Unicef assinaram este memorando de entendimento para criar uma Unidade dos Direitos da Criança nas SaF 2007 para impor a lei que fixa os 18 anos como a idade mínima para o recrutamento de soldados para as forças armadas.
Esta unidade irá também ajudar na educação do pessoal das SaF sobre esta lei e outros diplomas ratificados pelo país para a protecção infantil. O NCCW e a Unicef darão apoio técnico à Unidade dos Direitos da Criança. a Unicef também vai proporcionar treino especializado e verbas para que a unidade realize o seu trabalho.
O Fundo das Nações Unidas para a Criança saudou o movimento como um avanço notável e um compromisso significativo pelo Governo do Sudão para fazer cumprir a protecção dos mais pequenos neste país dilacerado há décadas pela guerra.