Cânticos de Natal da região de Coimbra, agora interpretados por oito grupos folclóricos, que cumprem a tradição de os entoar na época natalí­cia até Dia de Reis, encontra-se agora em CD
Cânticos de Natal da região de Coimbra, agora interpretados por oito grupos folclóricos, que cumprem a tradição de os entoar na época natalí­cia até Dia de Reis, encontra-se agora em CDO álbum reúne cânticos, alguns com três séculos, transmitidos de geração em geração. acompanha o CD um livreto com a letra dos cânticos e uma curta biografia dos grupos folclóricos participantes.com edição da Câmara Municipal de Coimbra, o registo discográfico assume-se como um meio de preservar uma tradição e uma herança cultural ancestral da região, afirmou à agência Lusa o vereador da Cultura da autarquia
Há neles uma união do espiritual e do profano, em que se testemunha uma dualidade/unidade de princípios, de valores e de receptividade geral, vincada na exaltação, no humorístico, no satírico e no agradecimento, com votos de felicidade, de bem-estar, de gratidão, de louvor ao Menino e de penhor à pessoa , pode ler-se no texto introdutório no pequeno livro que acompanha o CD de música.
Há cânticos de alegria e de elevação espiritual ao Menino, entoados na noite de Natal e nos dias seguintes: Noite de Natal , Cantar ao Menino , Canto dos Pastores e Roxozinho são alguns dos temas. No dia 1 de Janeiro cantam-se nos adros e de porta em porta as Janeiras , cantares populares. Nos Reis, cantam-se Santos Reis e Cântico dos Reis , também registados no CD.
Na ausência do esperado agradecimento, isto é, não correspondido, materialmente, cantam-se quadras, previamente escolhidas, em que o humor, a sátira e até o brejeiro dirigidos aos donos, acompanham as despedidas e formalizam o desagrado do grupo aos distinguidos com a saudação refere Mário Nunes.