a oração pronunciada ao meio-dia faz reviver o momento decisivo em que Deus bateu à porta do coração de Maria e recebeu o seu ‘Sim’
a oração pronunciada ao meio-dia faz reviver o momento decisivo em que Deus bateu à porta do coração de Maria e recebeu o seu ‘Sim’Faltam poucos dias para a festa de Natal. Por isso, somos convidados a fixar o olhar no mistério inefável que Maria manteve por nove meses no seu seio virginal: o mistério de Deus que se faz homem. Esta é a primeira essência da redenção. a segunda é a morte e ressurreição de Jesus. ambas as essências são inseparáveis e manifestam o único desígnio divino: salvar a humanidade e a sua história, afirmou o Pontífice.
Na oração do ângelus deste domingo, o Papa lembrou que o mistério da salvação, além de ser histórico tem também uma dimensão cósmica: Cristo é o sol da graça, que, com a sua luz, transfigura e ilumina o universo. Perante milhares de peregrinos e fiéis, presentes na Praça São Pedro, o Pontífice lembrou que a liturgia deste quarto e último domingo de advento volta a propor a anunciação do Senhor, que recitamos sempre na oração do ângelus.
O Santo Padre aproveitou para cumprimentar todos aqueles que participarão, em vários níveis, das iniciativas do ano mundial da astronomia em 2009, por ocasião do IV centenário das primeiras observações de Galileu Galilei com seu telescópio. Bento XVI despediu-se dos fiéis, concedeu a sua bênção apostólica e desejou ‘Feliz Natal’ de alegria e de paz.