O mote escolhido pela República Checa, que presidirá no próximo semestre à União Europeia, a partir de 1 de Janeiro, aponta para “Uma Europa sem barreiras”
O mote escolhido pela República Checa, que presidirá no próximo semestre à União Europeia, a partir de 1 de Janeiro, aponta para “Uma Europa sem barreiras”acrescentamos simbolicamente uma quinta: liberdade de informação e de conhecimento, explica o ministro de Praga, Mirek Topolanek. Nas vésperas de receber a presidência, a 1 de Janeiro, da França, o primeiro-ministro confessa: a preparação para este evento durou dois anos.
as grandes prioridades da presidência checa podem ser resumidas sob a sigla dos três E: Economia, energia, Europa e mondo. O futuro responsável do Conselho europeu recorda que o programa semestral não foi ainda tornado público por respeito à actual presidência em exercício.
O programa estará em sintonia com a parte do calendário de 18 meses oportunamente combinado com o governo francês e com o sueco, que se seguira no segundo semestre de 2009. O primeiro encontro oficial do semestre está marcado para 7de Janeiro com a União Europeia.