a partir de Janeiro de 2009, a participação dos fiéis por Eucaristia é de 10 euros, na província eclesiástica de Lisboa
a partir de Janeiro de 2009, a participação dos fiéis por Eucaristia é de 10 euros, na província eclesiástica de LisboaEste valor será uniformizado com o já praticado nas províncias eclesiásticas de Braga e Évora. a província de Lisboa inclui as dioceses de Lisboa, Santarém, Setúbal, angra, Funchal, Portalegre-Castelo Branco, Leiria-Fátima, Guarda e Forças armadas e de Segurança.
O decreto assinado pelos bispos responsáveis destas dioceses sublinha que não é permitido a qualquer sacerdote exigir quantia mais elevada. E deve aceitar uma quantia inferior de modo a que ninguém se sinta excluído, já que se vive uma situação de crise.
O padre pode receber o que lhe for espontaneamente oferecido e no caso de missas com várias intenções, a oferta é livre. Nestes casos, a Província eclesiástica de Lisboa aconselha a que o sacerdote evite em absoluto até mesmo a mais leve aparência de comércio ou negócio.
O sacerdote deve recordar que as esmolas lançadas na Caixa das almas têm tradicionalmente a finalidade exclusiva de contribuírem para a celebração de missas em sufrágio de todos os fiéis defuntos. além disso, para evitar enganos e esquecimentos todos os sacerdotes devem anotar as obrigações assumidas e o seu cumprimento.