O cardeal patriarca de Lisboa apelou à doação de órgãos, no final da visita ao hospital Curry Cabral, em Lisboa
O cardeal patriarca de Lisboa apelou à doação de órgãos, no final da visita ao hospital Curry Cabral, em LisboaO acto de doação deve ser classificado como generosidade fraterna, defendeu o prelado. José Policarpo defendeu que não se deve ter medo da doação. Porque é tão ou mais importante do que se faz em vida uns pelos outros, na generosidade fraterna, diz, citado pela Lusa.
as famílias hesitam em permitir a utilização dos órgãos, que hoje é uma possibilidade de vida para tanta gente que se não a tiver morre, salientou ainda. O bispo de diocese de Lisboa considera devemos todos cultivar uma disponibilidade cultural e espiritual.
Questionado pelos jornalistas sobre o abandono de idosos pelos familiares nos hospitais no Natal e final de ano, José Policarpo considerou ser muito feio e uma situação de tirania e crueldade que tem de se denunciar. Trata-se de um problema geral, que é o da integração das pessoas de idade, das alterações de hábitos e a transição muito rápida do ambiente rural para o citadino.
Nesta quadra natalícia, o melhor que se pode dar é carinho, o amor e o sorriso. Para fazer as pessoas felizes não é preciso gastar muito dinheiro, porque o que podemos dar, sobretudo aos mais próximos, é o calor da nossa ternura e da nossa amizade, disse.