a UNICEF lançou um apelo de 17. 5 milhões de dólares para a resposta de emergência necessária face ao surto de cólera e ao colapso dos serviços sociais no Zimbabué
a UNICEF lançou um apelo de 17. 5 milhões de dólares para a resposta de emergência necessária face ao surto de cólera e ao colapso dos serviços sociais no ZimbabuéOs fundos visam permitir ao Fundo das Nações Unidas para a Infância o reforço da resposta à cólera, a criação de incentivos aos professores para que regressem ao trabalho, o fornecimento de medicamentos essenciais para os hospitais e, de especial importância, a expansão do seu papel no fornecimento de bens essenciais e funções logísticas que são necessários para reactivar os serviços sociais, adianta a UNICEF em comunicado.
a situação no Zimbabué é preocupante e a nossa resposta tem de corresponder a essa gravidade, afirmou o representante em exercício da UNICEF no país, Roeland Monasch. a assistência tem de ser actualizada e isso tem de acontecer com urgência. Para que tal aconteça, nós precisamos de recursos. O agravamento da crise no Zimbabué surge num contexto da insegurança alimentar crescente, da epidemia de VIH/SID a e constitui a maior ameaça à sobrevivência infantil e ao desenvolvimento nos próximos vinte anos, adianta.
a UNICEF realça a necessidade de intervenções de emergência nos sectores da água, saneamento, saúde e educação. aquisição de produtos químicos para tratamento da água para todas as áreas urbanas nos próximos quatro meses, medicamentos e equipamento aos Centros para o tratamento da cólera, medicamentos essenciais (incluindo vacinas) para 1 780 postos de saúde em 62 distritos são algumas das necessidades mais prementes.
a UNICEF está também a transportar água em camiões, 470 000 litros por dia, a fazer perfurações para poços, e a distribuir pastilhas para purificação da água a mais de 3. 5 milhões de pessoas no Zimbabué, refere a agência da ONU, em comunicado.