Já há 17500 soldados da missão de paz na região congolesa dilacerada pela guerra. Só no Kivu do Norte são mais de seis mil. O que “cria expectativas na população”
Já há 17500 soldados da missão de paz na região congolesa dilacerada pela guerra. Só no Kivu do Norte são mais de seis mil. O que “cria expectativas na população”Mais de 90 por cento dos quase 17500 capacetes azuis na República Democrática do Congo (RDC) já estão no Leste do país, onde continua um grave conflito, incluindo na província do Kivu do Norte, para onde foram deslocados mais de seis mil soldados da missão de paz. Nesta província regista-se um recrudescimento de combates entre vários grupos rebeldes e o exército nacional.
a tarefa que os capacetes azuis estão cumprindo, neste preciso momento é absolutamente vital, afirmou o general Babacar Gaye, chefe militar da Missão na RDC, conhecida pela sigla em francês MONUC.
Gaye observou que, embora o número de tropas, por si só, possa parecer impressionante – e cria expectativas na população -, também cria um sentimento de insatisfação, quando comparado com o enorme dimensão do país.