«O Natal de Cristo é de todos e para todos: é plural. Ou o fazemos juntos ou não é verdadeiro Natal!» afirma o bispo de Leiria-Fátima na mensagem natalí­cia aos diocesanos
«O Natal de Cristo é de todos e para todos: é plural. Ou o fazemos juntos ou não é verdadeiro Natal!» afirma o bispo de Leiria-Fátima na mensagem natalí­cia aos diocesanos a ceia em família, a missa da meia noite, os cânticos tradicionais, a troca de presentes, os votos de Boas Festas, o presépio, a árvore de Natal, a partilha com os pobres… Tudo isto nos mostra que o Natal é uma festa diferente das outras. É símbolo da alegria do reencontro, da fraternidade e da paz dos corações; é a festa de crentes e não crentes, de todos os que esperam um mundo mais fraterno, mais acolhedor e mais justo!, salienta antónio Marto.
aos fiéis, o prelado lembra que o Natal cristão é sobretudo a celebração dum profundo mistério, que constitui a novidade e o coração da fé cristã: o mistério da Encarnação de Deus. Jesus, fez-se homem, filho de uma mãe humana e tornou-se Deus connosco, Deus junto de nós, com rosto e coração humanos, para contagiar os nossos corações e os nossos dias.
Sem esquecer a crise económico-social que se reflecte em várias formas de pobreza, o bispo da diocese de Leiria-Fátima expressa o desejo que o ‘Menino-Deus’ desperte em todos uma onda de ternura e caridade, de partilha e solidariedade a favor de quantos fazem a experiência dura da fragilidade: os pobres, os doentes, os idosos, os sós, os sem trabalho e sem casa, os marginais, os recusados e os desesperados.