a experiência de encontro com Cristo deixa Paulo desconcertado. Estava convencido que servia e afinal era perseguidor
a experiência de encontro com Cristo deixa Paulo desconcertado. Estava convencido que servia e afinal era perseguidor a partir da experiência de encontro Cristo identifica-se com os cristãos e o cristãos com Cristo. E partir de então, servir a Deus é servir os cristãos, afirmou Gonçalo Teixeira Diniz, na conferência ‘São Paulo – Uma vida ao serviço do Evangelho’. Esta foi a segunda palestra do ciclo sobre o apóstolo dos gentios, uma iniciativa do Santuário de Fátima que decorre até abril de 2009, no segundo domingo do mês.
O orador e padre do clero da diocese de Leiria-Fátima explanou a intensa actividade missionária de Paulo, depois de convertido. Em tudo o que faz, vai criando e formando colaboradores, apontou.
a actividade evangelizadora de Paulo ocorre nas cidades e quase sempre cidades importantes. É onde havia colónias judias estabelecidas que ele funda as suas comunidades cristãs, salientou Gonçalo Diniz.
Na sua acção missionária, o apóstolo dos gentios sente dificuldades. Não só por parte dos que não aderiram ao Evangelho, mas também dentro da própria Igreja. Paulo luta com todas as suas forças e acaba por ver reconhecida a sua tese que o Evangelho era para todos, não obrigando a que os gentios tivessem que passar por todas as tradições judaicas.
Paulo esforça-se por ajudar as comunidades a que possam adequar o modo de viver ao Evangelho de Jesus Cristo. E assim, as cartas surgem como elo de ligação com as comunidades que fundou que ajuda a viver na fé e que corrige se necessário for. as suas cartas são respostas a dúvidas de fé e de moral.
a próxima conferência realiza-se a 11 de Janeiro de 2009, pelas 16h, na basílica do Rosário de Fátima. O orador é o padre Vítor Manuel Leitão Coutinho, do clero da diocese de Leiria-Fátima. Dissertará sobre ‘ a vida nova em Cristo’.