O vocalista dos U2 foi distinguido pelo seu empenho em defesa dos direitos humanos. O júri é constituído por personalidades laureadas com o Nobel da paz
O vocalista dos U2 foi distinguido pelo seu empenho em defesa dos direitos humanos. O júri é constituído por personalidades laureadas com o Nobel da pazBono Vox viu reconhecido o seu empenho na luta contra a pobreza e a Sida, no pagamento da dívida dos países africanos mais pobres por parte dos Estados mais ricos e pela defesa dos direitos humanos. O galardão foi entregue em Paris, no final de um encontro de cinco individualidades distinguidas com o Nobel da Paz, entre os quais Lech Walesa, John Hume, Frederik de Klerk, que assinalaram ainda os 60 anos da Declaração dos direitos humanos.
ao receber o prémio, o laureado frisou que este é um reconhecimento muito importante. E apontou: Sou uma estrela rock que recebe prémios a mais e recompensas a mais. Vocês é que fazem o trabalho a sério, disse o músico aos vencedores de prémios Nobel.
Esta é a distinção que mais se aproxima de um prémio Nobel para quem é uma estrela rock, sublinhou ainda. Em 2007, este prémio foi atribuído aos actores George Clooney e Don Cheadle, pelo trabalho em prol da paz no Darfur, Sudão.