Uma gota de água para um país de 20 milhões de habitantes com apenas 600 médicos
Uma gota de água para um país de 20 milhões de habitantes com apenas 600 médicosEm Moçambique, a Universidade Católica da Beira consegue um óptimo resultado, ao formar 25 novos médicos. Calcula-se que os médicos no país sejam apenas 600 para 20 milhões de habitantes. Mais de metade estão concentrados em Maputo. Os novos médicos serão distribuídos pelo hospital e centros de saúde dos distritos periféricos da segunda cidade do país.
Parece apenas uma gota num mar de necessidade, mas trata-se do primeiro passo para o renascimento do sistema sanitário em Moçambique, refere uma organização que apoia a Faculdade de Medicina da Beira da Universidade Católica. Esta foi fundada em 2000 com o objectivo de formar médicos para as províncias do centro e norte do país. até então existia uma única faculdade de medicina em Maputo, a 1. 200 quilómetros a sul da Beira. a esta distância era praticamente impossível o acesso aos estudantes do centro e norte.
a faculdade da Beira é apoiada por diversas organizações europeias com o envio de docentes e bolsas de estudo para estudantes. Destaca-se o apoio da Conferência Episcopal de Itália. Dez dos novos médicos foram apoiados por uma associação italiana de médicos de Pádua.