O apostolado é importante incidir sobre o próximo, mas também teremos que o pôr em prática através do exemplo de vida e procura da fé
O apostolado é importante incidir sobre o próximo, mas também teremos que o pôr em prática através do exemplo de vida e procura da féTodos nós temos boas e más recordações da juventude. Hoje quero partilhar convosco uma das mais agradáveis e cujo perfume ainda permanece.
Quis a providência que eu fosse um dos muitos portugueses que saíram da terra natal, onde nasceram, para procurar a sobrevivência através do trabalho. Emancipei-me com doze anos e viajei até Lisboa onde fui acolhido em casa de família.
Na grande cidade tive a felicidade de trabalhar e criar amizades – algumas ainda hoje conservo. Cedo fui puxado por mão amiga para a acção Católica, mais concretamente, para a Juventude Operária Católica. Dentro da estrutura da JOC fui adquirindo a formação até chegar a militante de base. Já como militante foi-me entregue a responsabilidade de dirigir os mais novos, aqueles que aderiam ao Movimento e começavam a dar os primeiros passos na missão de formação pessoal.
Foi uma oportunidade de poder transmitir aos outros os conhecimentos que havia adquirido e simultaneamente, viver com eles essa experiência gratificante. Éramos formados segundo os ensinamentos de Joseph Cardijn e seguíamos a doutrina social da Igreja da forma como ele o preconizava, isto é, especialmente vocacionada para a juventude operária. Era essa a nossa missão como jocistas, formarmo-nos e ajudar os outros enquanto trabalhadores e seres humanos.
Pugnávamos pelos direitos e dignidade dos que trabalhavam, pela justiça e outros valores humanos, tendo a fé como base para o atingir. Foi nesse período que eu aprendi o significado de palavras como amizade e solidariedade para com o próximo, no concreto, com os jovens da minha idade de então. Confesso que foi um tempo muito profícuo, de tal forma que ainda hoje o lembro com satisfação, sobretudo pela possibilidade que me deu de estar atento ao Mundo e àquilo que nos rodeia.
O nosso lema para a acção era: ver, julgar e agir. Seguindo este conceito, cada um de nós procurava superar os problemas que o dia a dia nos colocava, através de uma análise adequada à realidade.
Penso que nos tempos conturbados que atravessamos este lema se tornou ainda mais actual. Temos que saber Ver no concreto do dia a dia, analisar (Julgar) o porquê das coisas e finalmente agir de acordo com os valores da fé cristã e da vida humana que sempre nos devem nortear.
aquilo que valia para os jovens de ontem, certamente que também será importante para os hoje, independentemente do seu grau etário. ao nosso lado ou perto de nós não faltarão irmãos famintos de pão, justiça e amor que aguardam a nossa palavra e um estímulo para atenuar as suas carências afectivas ou outras. Se actuarmos desta forma, poderemos estar certos de que estaremos a contribuir para um Mundo bem melhor.