Na cerimónia participa um grupo de 800 peregrinos austrí­acos acompanhados pelo chefe de governo da Baixa íustria, Erwin Proll, e do bispo de Sankt Polten, Klaus Kung
Na cerimónia participa um grupo de 800 peregrinos austrí­acos acompanhados pelo chefe de governo da Baixa íustria, Erwin Proll, e do bispo de Sankt Polten, Klaus KungUm abeto de 120 anos e 33 metros de altura iluminará o Natal do Vaticano e ficará junto ao obelisco, na Praça de São Pedro. Trata-se de uma oferta do município austríaco de Gutestain.
a partir de 13 de Dezembro estará iluminada com duas mil esferas coloridas, composto por 1500 pequenas lâmpadas de baixo consumo. Outros 40 pequenos abetos, vindos dos mesmos bosques, iluminarão o quarto do Papa e os escritórios da Cúria Romana, neste período natalício.
Depois da época natalícia, a árvore será reciclada em objectos de madeira escolares. Os móveis de jardim e conjuntos para as escolas, como bancos e assentos, serão decorados por crianças italianas. a madeira é uma riqueza que não deve ser desperdiçada, e mais, deve-se voltar a utilizar para o próprio benefício e o das novas gerações do planeta, salientava o diário da Santa Sé, a 7 de Dezembro, dois dias depois da árvore ter chegado ao Vaticano.
Desde 1982, um país europeu diferente oferece ao Papa a árvore de Natal que adorna a praça de São Pedro. É a oitava vez que a Áustria faz essa oferta, e a segunda no pontificado de Bento XVI.