Ki-moon deixa desafios e avisos na abertura da Conferência que prepara um novo texto que substitua ao Protocolo de Quioto
Ki-moon deixa desafios e avisos na abertura da Conferência que prepara um novo texto que substitua ao Protocolo de QuiotoO secretário-geral das Nações Unidas (ONU) apelou esta quinta-feira, 10 de Dezembro, à necessidade de uma solidariedade global renovada que enfrente os desafios das alterações climáticas e da crise financeira. Ban Ki-moon afirmou aos ministros reunidos numa conferência da ONU na Polónia que o mundo não pode dar-se ao luxo de deixar que as dificuldades económicas definam os desafios do nosso tempo.
No início da Conferência das Nações Unidas para as alterações Climáticas, em Poznan, Ki-moon frisou a necessidade de agir agora e evitar um eventual recuo nos compromissos assumidos para fazer face a estas ameaças.
O mundo está a observar-nos. a próxima geração está a contar connosco. Não podemos falhar, disse aos participantes de quase 200 países, que estão reunidos por duas semanas, como parte das negociações conduzidas pela ONU para alcançar um ambicioso programa de mudança climática global a assinar no próximo ano e que substitua o Protocolo de Quioto.