a decorrer no Supremo Tribunal Federal, em Brasí­lia, o julgamento da demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol está suspenso. Oito juízes já votaram a favor
a decorrer no Supremo Tribunal Federal, em Brasí­lia, o julgamento da demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol está suspenso. Oito juízes já votaram a favorO juiz Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), adiou o julgamento da demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol. Embora com algumas ressalvas, oito juízes do STF votaram favoravelmente pela demarcação contínua da reserva. O primeiro voto, do ministro relator Carlos ayres Britto, foi proferido em 27 de agosto passado. Hoje votaram, na sequência, os juízes Carlos alberto Menezes Direito, Cármem Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Joaquim Barbosa, Cezar Peluso e Ellen Gracie.
Logo após o voto do juiz Menezes Direito, o juiz Marco aurélio pediu adiamento do processo, que foi concedido pelo plenário. ainda sem data marcada, quando o julgamento for retomado, darão o voto o próprio juiz Marco aurélio, Celso de Mello e, por último, o presidente do STF, Gilmar Mendes, que não é obrigado a votar. Por agora, a causa indígena está em vantagem por oito a zero.
No coração da área indígena, em Surumu, Roraima, os índios acompanharam o julgamento e já comemoram a vitória obtida no STF, com a dança do parixara e tomam caxiri. Em Boa Vista, capital do estado de Roraima, um grupo de cerca de 200 macuxis e wapixanas passou o dia na Praça do Centro Cívico acompanhando, pela televisão.