é necessário coordenar as medidas de contenção e resposta ao pior surto em mais de dez anos. Já morreram 800 pessoas e há 15 mil casos notificados
é necessário coordenar as medidas de contenção e resposta ao pior surto em mais de dez anos. Já morreram 800 pessoas e há 15 mil casos notificadosUma delegação da Organização Mundial da Saúde (OMS) está de visita ao Zimbabué, para avaliar no terreno a ajuda que pode ser dada como resposta à pior epidemia de cólera em mais de dez anos.
Esta delegação de alto nível, dirigida por Eric Laroche, adjunto do director-geral da OMS para a acção em Crises Sanitárias, chegou à capital Harare durante o fim-de-semana.
a OMS organizou uma reunião com 50 representantes de organizações não-governamentais (ONG), bem como a missão da ONU no país e o Ministério da Saúde local. No encontro, Laroche apelou à criação de uma forte estrutura de controlo e de comando para coordenar as medidas de contenção e resposta a este surto, bem como para gerir os esforços dos profissionais de saúde no Zimbabué.
Desde agosto, em dois terços do território, já foram contabilizados cerca de 800 mortos e notificados 15 mil casos.