a assembleia da República vai entregar, amanhã, 10 de Dezembro, o Prémio direitos humanos 2008 aos bombeiros voluntários portugueses. a cerimónia decorre às 11h30
a assembleia da República vai entregar, amanhã, 10 de Dezembro, o Prémio direitos humanos 2008 aos bombeiros voluntários portugueses. a cerimónia decorre às 11h3060 anos depois da Declaração universal dos direitos humanos, os bombeiros voluntários receberão o prémio, no ano nacional do voluntariado nos bombeiros. Na cerimónia, a que presidirá Jaime Gama, presidente da assembleia da República, estará presente a Liga de Bombeiros Portugueses, representando os soldados da paz.
Na cerimónia que se realiza no palácio de São Bento serão também homenageados Mário Soares e o primeiro bispo de Setúbal, Manuel da Silva Martins. a título póstumo serão condecorados Francisco Sá Carneiro e Maria Lamas. Receberão uma medalha de ouro pelos serviços em defesa dos direitos humanos durante e depois do Estado Novo, como após a instauração da democracia em Portugal.
O prémio é atribuído pelo júri da comissão Parlamentar Direitos, Liberdades e Garantias composto pelos deputados Osvaldo de Castro, Ricardo Rodrigues, Guilherme Silva, antónio Filipe, Nuno Teixeira de Melo, Helena Pinto e Heloísa apolónia.