Mais de 80 mil pessoas despediram-se do patriarca alexis II. Mas nem todos conseguiram, apesar das portas do Templo de Cristo Salvador terem estado ininterruptamente abertas desde sábado
Mais de 80 mil pessoas despediram-se do patriarca alexis II. Mas nem todos conseguiram, apesar das portas do Templo de Cristo Salvador terem estado ininterruptamente abertas desde sábado a grande afluência de pessoas vindas de várias regiões do país e as fortes medidas de segurança tomadas pela polícia em redor do templo ortodoxo fizeram com que os crentes estivessem numa fila mais de sete horas para poderem, finalmente, chegar até junto da urna, adianta a Lusa.
No funeral, o metropolita Kirill de Smolensk e Kaliningrado apelou a seguirem a via de alexis II. Foi um santo homem, não só de envergadura nacional, mas também universal. O grande serviço por ele prestado vai muito além da nossa Pátria, disse. alexis II, que um ano antes da queda da URSS se tornou, em 1990, o patriarca de Moscou e de todas as Rússias, herdou uma Igreja debilitada por décadas de repressão , declarou seu sucessor interino.
Hoje ele deixa-nos outra Igreja. Não é mais frágil, impotente. Milhões de pessoas compreenderam que sem a verdade divina, não há verdade humana , acrescentou Kirill. alexis II, faleceu sexta-feira aos 79 anos e deixa uma Igreja ortodoxa em plena revolução, com mosteiros e templos por todo o território.
alexis II foi sepultado no Templo da Epifania de Moscovo, ao lado dos restos mortais de Santo alexis, metropolita de Moscovo do século XIV. Há dois candidatos à sucessão de alexis II, os metropolitas Kirill e Kliment.