Quem lê e como se lê hoje o Livro, perguntam-se os participantes de mais um debate do Metanoia, na próxima sexta-feira. Tempo também para celebrar o Natal
Quem lê e como se lê hoje o Livro, perguntam-se os participantes de mais um debate do Metanoia, na próxima sexta-feira. Tempo também para celebrar o Natal

a Bíblia está no centro do debate que os militantes do Metanoia de Lisboa vão realizar na próxima sexta-feira, dia 12. afinal, lêem os cristãos a Bíblia? E como? – é esta a premissa para a conversa mensal do Movimento Católico de Profissionais que sob o tema (Como) Lemos a Bíblia querem reflectir sobre o marco fundador da nossa relação com Deus, que é no princípio era o Verbo.
Para o debate, os organizadores convocam as palavras de José Tolentino Mendonça: a Bíblia foi leitura antes de ser livro. E nela persistem marcas dessa gestação oral, puramente sonora; dessa recitação ininterrupta, por gerações. E assim questionam-se: Nesta nossa geração, como nos relacionamos com essa palavra? Uma palavra que, antes de ser escrita, foi palavra sussurrada como um segredo, como uma história de beleza e de salvação?
Na mesma linha, recorda-se que, em Outubro, em Roma, durante sete dias, centenas de pessoas recriaram essa leitura infinita a que a Palavra nos convida. Mas como lemos nós hoje este texto? Como uma voz de Deus que se quer dizer na nossa vida? Como algo próximo do nosso olhar? Como cura para as nossas feridas ou fonte para o caminho? Como um belo jardim florido e encantatório? Ou… ?
Ponto de partida, mas também de chegada, os organizadores do encontro mensal do Metanoia propõem que cada um escolha um texto bíblico que para si seja significativo e queira partilhar em grupo. antecipando o Natal, o convite acaba por ser alargado a uma celebração da época. Sexta-feira, dia 12 de Dezembro, a partir das 20h para quem vier jantar, às 21h15 para o café e às 21h30 para a partilha, no Convento dos Dominicanos (R. João Freitas Branco, 12, junto à estação de metro do alto dos Moinhos).