Bento XVI recorda o seu empenho na defesa dos valores evangélicos
Bento XVI recorda o seu empenho na defesa dos valores evangélicosalexis II era o patriarca das Igrejas ortodoxas da Rússia. O anúncio da sua morte, que ocorreu sexta-feira, 5 de Dezembro, de manhã, foi feito pelo porta-voz do patriarcado de Moscovo, Vladimir Vigilianski. Corriam rumores, já há algum tempo, que o estado de saúde do prelado era precário. No Verão passado terá mesmo estado internado numa clínica da alemanha.
O patriarca alexis morreu na sua residência, nos arredores de Moscovo, na aldeia de Peredelkino. É um local famoso, ponto de encontro da intellighenzia russa e onde está sepultado o escritor Boris Pasternak. Os funerais terão lugar na próxima terça-feira, 9 de Dezembro, em Moscovo, referiu um porta-voz. a Igreja russa elegerá o sucessor de alexis II dentro de seis meses. Entretanto o seu cargo será desempenhado interinamente pelo metropolita Juvenaly di Kolomna e Krutitsa.
Bento XVI exprimiu a sua profunda comoção pela morte de alexis II. Recordou o envolvimento comum no caminho da recíproca compreensão e colaboração entre ortodoxos e católicos. Lembrou a boa batalha pela defesa dos valores humanos e evangélicos que [o patriarca defunto] conduziu, em particular no continente europeu.
alexis II tinha 79 anos e nasceu em Tallinn, Estónia. Subiu ao máximo cargo da Igreja ortodoxa com a queda da antiga União Soviética, 1990. Ordenado sacerdote em 1950, regressou à Estónia e em 1961 fez-se monge, passagem obrigatória para poder percorrer a carreira eclesiástica dentro da ortodoxia russa. Nesse ano foi nomeado bispo de Tallin e da Estónia. Em 1964, entrou no Santo Sínodo e em 1968 tornou-se metropolita. De 1986 a 1990 foi bispo de Leninegrado (actual São Petersburgo) e Novgorod. a 7 de Junho de 1990 foi aclamado patriarca de Moscovo e de toda a Rússia.