Olá! Desculpe pode-me dar uma informação? Onde é que fica??… a tecnologia dos nossos dias também nos ajudará no caminho da nossa fé?
Olá! Desculpe pode-me dar uma informação? Onde é que fica??… a tecnologia dos nossos dias também nos ajudará no caminho da nossa fé?Este ano parece que o brinquedo mais escolhido para ser comprado como prenda de Natal é o GPS (Global Positioning System). Parece que inventaram mais um aparelho que facilita o dia-a-dia do ser humano. Será?
Estava aqui a pensar: e se existisse um GPS que captasse informações sobre Deus? Como é que seria? Se existisse, teríamos as coordenadas correctas do caminho correcto a seguir. E assim prosseguiríamos numa longa viagem com sentido, até ao amadurecimento da fé. Imagina-te com uma tecnologia destas na mão!
Ocorrem-me algumas situações em que o GPS poderia tornar a nossa vida mais fácil. Por exemplo: avançar num caminho que saberíamos ser o que realmente queríamos. assim não correríamos o risco de nos perdermos. Ou evitar as angústias, os sofrimentos, as desilusões que por vezes surgem por causa de um erro que cometemos durante os caminhos da vida. E quando queremos voltar atrás no caminho, às vezes já é tarde.
Mas será que se esta tecnologia existisse, nós a utilizaríamos? Será que teríamos plena confiança na informação fornecida por esse aparelho? E, a questão mais importante, será que assim conseguiríamos ter mais facilidade em cumprir a vontade de Deus?
Deixemos o mundo surreal e voltemos à realidade. Esta tecnologia não existe. Mas se pararmos para pensar durante um pouco, descobriremos outros meios que Deus nos oferece para estarmos em plena sintonia com Ele.
Em primeiro lugar, enviou-nos os profetas, para nos preparar para receber o seu Filho Jesus Cristo. E para o sentirmos sempre próximo de nós, deu-nos a sua Palavra, a oração, os sacramentos. Outras vezes, conseguimos ver o seu rosto no sorriso de quem ajudamos ou de quem nos ajuda. O gesto de um amigo pode bem ser a prova viva de que estamos no caminho de Deus. Ele não recorre a satélites, como o GPS, para nos dar a informação, mas sim à luz que irradia de toda a nossa vida cristã.
Que esta época de preparação até ao Natal nos faça reflectir no que podemos melhorar e encontrar a melhor forma de imitar Jesus através de gestos que podem parecer pequenos, mas que podem ajudar a melhorar o mundo. Constrói tu o teu próprio GPS e embarca numa viagem à descoberta do teu caminho e da tua vocação.
Segue as coordenadas amor – Partilha – amizade e não te esqueças do kit para a viagem, onde deves conter Força de Vontade e o mais precioso, a tua Fé, porque é a luz que te guiará no caminho. Pronto? De que estás a espera para começar a viagem?