Eles são pequenos heróis, pessoas que doam o seu tempo em favor dos outros, nas mais diversas actividades. Hoje, assinala-se o seu dia
Eles são pequenos heróis, pessoas que doam o seu tempo em favor dos outros, nas mais diversas actividades. Hoje, assinala-se o seu dia a partir de 2009, o trabalho voluntário vai integrar o novo modelo de currículo vitae na União Europeia. O objectivo é permitir que o empregador avalie as características pessoais do candidato.
além da experiência profissional e habilitações, vai ter uma área para inscrever experiências de voluntariado. O novo figurino permitirá ao empregador avaliar características como capacidade de entrega a uma causa, domínio de línguas (se fizer voluntariado no estrangeiro), dinâmica e mobilidade do candidato ao posto de trabalho.
O voluntariado constituí um pilar fundamental de construção da sociedade civil. Desperta as mais nobres aspirações da humanidade – a procura da paz, da liberdade, de oportunidades, da segurança e justiça para os povos, salientaram as Nações Unidas ao instituír este dia, em 1985.
Eles são voluntários nas prisões, hospitais, Santas casas da Misericórdia, Centros da terceira idade;instituições de apoio a deficientes, a toxicodependentes. São escuteiros, voluntários da Cruz Vermelha, da Cáritas, homens e mulheres, jovens e menos jovens que partilham o seu tempo com outros, em causas sociais, sem em troca receberem qualquer remuneração.
Há também os voluntários missionários, que partem em missão por períodos de um a dois meses ou de um a mais anos. Em 2008, foram quase três centenas, os que partiram em missão este Verão. alguns por um mês ou dois, outros por anos.