a doença ainda não está totalmente erradicada, mas os dados disponíveis mostram uma redução drástica. Mesmo em países muito pobres, como o afeganistão e Sudão
a doença ainda não está totalmente erradicada, mas os dados disponíveis mostram uma redução drástica. Mesmo em países muito pobres, como o afeganistão e Sudãoas mortes por sarampo caíram a pique a nível mundial desde 2000, na ordem dos 74 por cento, anunciou esta quinta-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS), apesar de manter o alerta para o facto da doença ainda não ter sido erradicada. Em Portugal, o sarampo já não é diagnosticado há muitos anos.
a OMS estima que o número de pessoas que morre de sarampo por ano decaiu drasticamente de cerca de 750 mil para 197 mil indivíduos, no espaço de sete anos, de 2000 a 2007, graças às melhorias introduzidas nas rotinas sanitárias e a actividades complementares de vacinação.
Neste mesmo período, a região do Mediterrâneo Oriental – e incluindo, de forma mais lata, o afeganistão, Paquistão, Somália e Sudão – já reduziu os óbitos por sarampo de 96 mil para dez mil, atingindo três anos antes a meta da ONU de reduzir as mortes pela doença em 90 por cento.