a amnistia Internacional e o embaixador dos Estados Unidos em Harare, James McGee pedem a imediata libertação da activista dos direitos humanos Jestina Mukoko
a amnistia Internacional e o embaixador dos Estados Unidos em Harare, James McGee pedem a imediata libertação da activista dos direitos humanos Jestina MukokoJestina Mukoko, também directora da ONG Zimbabwe Peace Project (ZPP), foi raptada em casa, ontem, quarta-feira, 3 de Dezembro, às primeiras horas, por duas dezenas de desconhecidos. Há fortes suspeitas que os sequestradores sejam agentes da CIO (Central Inteligence Organization, os serviços secretos do regime de Mugabe).
Ficaram sem resposta todos os pedidos de esclarecimento sobre o paradeiro de Mukoko feitos pela ZPP junto de estruturas nacionais e provinciais da polícia zimbabueana. O ambiente entre funcionários do ZPP é de grande consternação e receio pela sorte de Jestina , refere uma fonte.
No mesmo dia em que Jestina Mukoko foi raptada, pelo menos 70 sindicalistas foram detidos em vários pontos do Zimbabué durante manifestações públicas. Muitos dos detidos são médicos e enfermeiros que reclamavam a melhoria dos serviços públicos de saúde, em estado de quase colapso, situação agravada com a epidemia de cólera que já fez mais de 550 mortes.
O Zimbabwe Peace Project possui uma rede de monitores e observadores espalhada por todo o Zimbabué. Dedica-se exclusivamente a registar, incidentes de violência politica.