“Vivemos num período de insegurança e instabilidade. Encarar o presente, para muitos, é preocupante e o futuro aterroriza por aquilo que pode proporcionar”
“Vivemos num período de insegurança e instabilidade. Encarar o presente, para muitos, é preocupante e o futuro aterroriza por aquilo que pode proporcionar”Jorge Ortiga sublinha que, nesta quadra festiva é imperioso descobrir carências, particularmente na pobreza envergonhada, e comprometer-se com a solidariedade dum modo realístico e concreto e, talvez, anónimo. Há necessidades humanas básicas para as quais muitas famílias e pessoas não dispõem dos recursos necessários para as satisfazer.
Na mensagem que dirige aos fiéis nesta quadra preparatória do Natal, o arcebispo primaz de Braga recorda, em pleno ano Paulino, o cuidado de São Paulo em promover a solidariedade e a partilha dentro e entre as comunidades por ele fundadas. aos fiéis exorta a experimentar com gestos de verdadeira dádiva e estaremos a acabar com a pobreza nas suas manifestações e causas.
O também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa defende que o Natal é ou deve ser uma força que coloca em movimento a generosidade e faz com que os homens e mulheres de boa vontade se deixem comover procurando conhecer situações que violam os direitos humanos e acreditem na alegria de dar. aos que não experimentarão a alegria do Natal, o prelado expressa a sua solidariedade.