O Centro de Reflexão Cristã homenageia o padre Felicidade Alves, a 16 de Dezembro, quando passam dez anos da sua morte
O Centro de Reflexão Cristã homenageia o padre Felicidade Alves, a 16 de Dezembro, quando passam dez anos da sua morteÉ um convívio e reflexão testemunhal em torno do legado intelectual, eclesial e cívico de José da Felicidade Alves. a sessão conta com as intervenções de Frei Bento Domingues, Guilherme d’Oliveira Martins, Manuel Vilas-Boas e Diana andringa. a partir das 18h, na Galeria Fernando Pessoa do Centro Nacional de Cultura.
a Junta de Freguesia de Salir de Matos também vai homenageá-lo, a 10 de Dezembro. Será atribuído o seu nome a um espaço, no largo junto da igreja do Lugar, no próximo dia 10 de Dezembro.
José da Felicidade Alves nasceu em Vale da Quinta (Salir de Matos, Caldas da Rainha), em 1925. Foi entre 1949 e 1956 professor de Teologia e História da Igreja no Seminário Maior dos Olivais, em Lisboa. Nesse mesmo ano foi nomeado pároco de Santa Maria de Belém e São Francisco Xavier.
O seu itinerário levá-lo-ia a defender, em crescendo, a renovação pastoral da igreja católica portuguesa; catalisado pela teologia conciliar, o seu questionamento ante os impasses em presença no país agudizou uma perspectiva fortemente crítica da questão social, política e colonial. Tal questionamento resultou num período de distanciamento da instituição católica, compreendido entre o início da década de setenta e a fase final da sua vida, em 1998. O seu percurso pessoal foi também marcado por diversas formas de actividade cívica, política e literária.