Um em cada três portugueses conhece uma pessoa seropositiva. Mas, o medo impede as pessoas de realizarem os testes de VIH/Sida
Um em cada três portugueses conhece uma pessoa seropositiva. Mas, o medo impede as pessoas de realizarem os testes de VIH/SidaOitenta por cento dos inquiridos associam a doença ao medo e este sentimento é capaz de impedir as pessoas de irem ao médico só para não se confrontarem com eventuais resultados , afirma Castro Caldas, do Instituto de Ciências da saúde da Universidade Católica. O estudo, divulgado a propósito do Dia mundial de luta contra a Sida, revela que 32 por cento dos inquiridos prefere não saber se está infectado.
Os dados indicam ainda que 43 por cento dos entrevistados consideram que esta é uma doença grave, só ultrapassada pelo cancro. Mas o vírus trás consigo o estigma. Para 24 por cento das pessoas, os portadores do vírus são mais discriminados que as minorias étnicas, imigrantes, sem-abrigo e homossexuais. São apenas ultrapassados pelos toxicodependentes.
O estudo a opinião pública portuguesa e a Sida – Ultrapassar a era do medo revela, também, que 77 por cento das pessoas associam o risco da Sida às relações sexuais não protegidas. Mas apenas 14 por cento consideram que a multiplicidade de parceiros aumenta os riscos de contágio.
ainda existe falta de informação sobre a Sida , sublinha Castro Caldas. O que também é muito próprio da nossa cultura. as pessoas querem ter boas notícias, querem que só aconteça aos outros .