Dois arquitectos, o professor Leonel Fadigas e Inês Marrazes analisaram o urbanismo vigente em Fátima e detectaram que os bons exemplos estão na zona que foi requalificada recentemente
Dois arquitectos, o professor Leonel Fadigas e Inês Marrazes analisaram o urbanismo vigente em Fátima e detectaram que os bons exemplos estão na zona que foi requalificada recentementeEu que não sou de Fátima consigo dizer que há mobilidade em todos os espaços à volta do Santuário, afirmou Inês Marrazes na terceira edição das Tertúlias no museu. Há sinalética, passadeiras rebaixadas, estão lá cumpridas todas as normas de mobilidade, acrescenta referindo-se às ruas João Paulo II e Cónego Manuel Formigão, alvo de uma intervenção de requalificação e abertas de novo à circulação em Maio de 2008.
O pior é se me afastar alguns metros, refere ainda a arquitecta. Também Leonel Fadigas exemplificou a dificuldade de se deslocar na cidade, apontando como exemplo uma visita recente que fez com o neto de cinco anos, à cidade mariana. Os passeios são estreitos, quando os há, e são muitas vezes invadidos pelo automóvel.
a cidade não se encontra ainda acessível a todos, por exemplo, pessoas de cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida, como idosos. Em Fátima é urgente reconciliar a cidade e os seus espaços com as pessoas, defende Inês Marrazes que isso não deve ser feito apenas a pensar nas pessoas que vêm cá, mas dos que vivem cá.
Não estamos na cidade. Estamos num aglomerado urbano de oito mil habitantes que recebe por ano cinco milhões, salientou o professor de arquitectura da Universidade Técnica à centena de pessoas que participaram nesta tertúlia que decorreu ontem, 28 de Novembro, no Museu de arte Sacra e Etnologia de Fátima. É uma cidade onde se chega de carro e se anda a pé. E onde chegam muitos milhões para andar a pé, afirmou o arquitecto. Leonel Fadigas preferiu não comentar o Plano de pormenor para a zona envolvente ao Santuário de Fátima e que inclui o rebaixamento da avenida D. José Alves Correia da Silva, mas adianta que não foi feito um estudo de tráfego a pensar nas acessibilidades e mobilidade de pessoas e automóveis na cidade.