a aPPaCDM de Coimbra quer terminar a construção de um lar para acolher utentes com uma inédita iniciativa que envolve as farmácias locais
a aPPaCDM de Coimbra quer terminar a construção de um lar para acolher utentes com uma inédita iniciativa que envolve as farmácias locais

Plantar uma árvore para colher um lar como fruto. É esta a ideia da associação Portuguesa de Pais e amigos do Cidadão Deficiente Mental (aPPaCDM) de Coimbra que lançou uma campanha, Uma Árvore por um Lar, aproveitando a época natalícia que já se vive.

a ideia é plantar uma árvore por cada 20 litografias vendidas do pintor Vasco Berardo, que representam estas plantas. O local escolhido é uma área ardida de Vale de Canas, às portas da cidade de Coimbra, que foi fortemente fustigada por um incêndio no Verão de 2005.
Segundo informação disponibilizada pela aPPaCDM, a associação conta concluir a construção do Lar Residencial de S. Silvestre com os contributos financeiros recolhidos. Este lar acolherá 16 utentes, a somar aos actuais 30 que se dividem por dois lares em Coimbra e Tocha.
a infra-estrutura fica, no entanto, longe de satisfazer as reais necessidades da instituição, que tem actualmente 60 pedidos urgentes de alojamento, como revelou em Fevereiro deste ano a presidente da estrutura de Coimbra da aPPaCDM, Helena albuquerque, em entrevista ao jornal O Despertar.
Para ajudar é simples: as litografias estão à venda nas farmácias de Coimbra, ao preço de dez euros.