O alto Representante das Nações Unidas para a aliança das Civilizações defendeu hoje a necessidade de haver um “pacto” para uma “boa governação de diversidade cultural”
O alto Representante das Nações Unidas para a aliança das Civilizações defendeu hoje a necessidade de haver um “pacto” para uma “boa governação de diversidade cultural” Temos que ter a noção que estamos perante uma nova diversidade cultural proveniente das migrações e que vamos ter esta situação durante as próximas décadas, o que causa problemas novos de relacionamento e capacidade de compreensão , afirmou Jorge Sampaio, no final da conferência sobre diálogo intercultural e inter-religioso que decorreu em Lisboa.
O alto Representante das Nações Unidas para a aliança das Civilizações considera que é preciso ter estratégias para lidar com a diversidade cultural assente em programas, iniciativas, discussões nas escolas, autarquias e sociedade civil.
Todos têm que ser chamados a encontrar soluções , disse, citado pela Lusa. O responsável sublinha que a vivência num bairro com uma única nacionalidade é diferente da vivência num bairro em que coexistam 15 nacionalidades. Penso que Portugal neste aspecto está bem, comparativamente a outros países, frisou o ex-presidente da República referindo-se às políticas de integração e migração.