Primeiro empreendimento turí­stico da Coreia do Sul na Coreia do Norte festeja 10º aniversário sem brilho. Sem qualquer cerimónia festiva, as autoridades de Piongyang estiveram ausentes
Primeiro empreendimento turí­stico da Coreia do Sul na Coreia do Norte festeja 10º aniversário sem brilho. Sem qualquer cerimónia festiva, as autoridades de Piongyang estiveram ausentesOs oficiais da Hyundai asan festejaram o décimo aniversário do projecto Keumgang, a 18 de Novembro passado. É o primeiro empreendimento turístico da Coreia do Sul no Norte, levado a cabo com a colaboração das autoridades de Piongyang. Sem qualquer cerimónia festiva, os membros do governo norte-coreano não estiveram presentes, como chegou a ser anunciado previamente.
O projecto é o símbolo da reconciliação e cooperação económica entre as duas Coreias durante a última década. a partir de 2003, o acesso ao Monte Keumgang passou a fazer-se por via terrestre. Ironicamente, em 11 de Julho último, tornou-se o centro da crescente tensão entre os dois países. Foi nessa data que uma turista sul-coreana foi atingida mortalmente por um soldado norte-coreano.
Desde então, as relações entre os dois países azedaram-se. O tom passou a ser de confronto e as autoridades do Norte ameaçaram cortar as ligações terrestres a partir de 1 de Dezembro próximo. até a ligação ferroviária, encerrada durante mais de 50 anos e que tinha sido reaberta há um ano, está em perigo.
as ameaças avançaram para uma nova fase a 24 de Novembro último. as autoridades do Norte anunciaram a suspensão do projecto turístico de Keumgang e das visitas guiadas ao complexo industrial de Gaesong. ao mesmo tempo, anunciaram a redução de 50 por cento dos funcionários sul-coreanos que estão a trabalhar neste mesmo complexo. É importante recordar que este complexo industrial foi o segundo grande triunfo do governo sul-coreano no processo de aproximação com o Norte.
O ministério da Unificação sul-coreano já afirmou que, a partir de agora, uma das suas prioridades será a segurança dos sul-coreanos que trabalham a norte da fronteira. Entretanto o tráfico ferroviário de mercadorias deverá continuar até 1 de Dezembro. Resta saber se os grupos cívicos continuarão ou não a lançar panfletos de propaganda anti-comunista sobre a Coreia do Norte, apesar do pedido das autoridades do Sul para que pusessem termo a esta prática. a propaganda irritou o governo norte-coreano e motivou as suas mais recentes tomadas de posição.