O Presidente da República destacou o papel que as Misericórdias podem desempenhar no apoio a uma “certa pobreza envergonhada”
O Presidente da República destacou o papel que as Misericórdias podem desempenhar no apoio a uma “certa pobreza envergonhada”Uma reflexão sobre as causas, os novos contextos que poderiam surgir. O cenário acabou por se concretizar de alguma forma em resultado do aumento de alguns riscos dos cidadãos caírem na pobreza e exclusão, afirmou Cavaco Silva, citado pela Lusa.
O chefe de Estado referiu-se a testemunhos de pessoas que eram voluntárias em instituições de solidariedade social e procuravam ajudar os outros e hoje estão numa situação para procurar apoio para elas próprias. Para Cavaco Silva estamos a assistir ao desenvolvimento de novas formas de pobreza, como uma pobreza envergonhada.
Os pedidos de ajuda às Misericórdias têm aumentado nos últimos meses, refere o presidente da União das Misericórdias Portuguesas. a par de maior pressão para acolhermos idosos nos lares, as famílias recolhem os seus idosos desses mesmos lares por considerarem que a sua escassa pensão pode contribuir para equilibrar o orçamento familiar, conta.