O presidente da Venezuela insiste em eliminar o artigo da constituição que lhe impede de aceder a um terceiro mandato. O ano passado perdeu o referendo sobre o mesmo artigo da constituição
O presidente da Venezuela insiste em eliminar o artigo da constituição que lhe impede de aceder a um terceiro mandato. O ano passado perdeu o referendo sobre o mesmo artigo da constituição a 6 de Dezembro próximo, o presidente venezuelano festejará 10 anos desde a sua primeira eleição. Numa declaração no dia a seguir à sua vitória parcial nas eleições locais, Hugo Chavez não afastou a hipótese de permanecer no poder após 2013, data em que termina o segundo mandato.
a partir do próximo ano, as massas populares poderiam, segundo o presidente, promover uma reforma constitucional para lhe permitir um terceiro mandato. Eu disse que não iria solicitar uma reforma constitucional sobre a questão da reeleição presidencial, afirmou Hugo Chavez. Mas eu não posso impedir ninguém de o fazer. É um direito do povo.
E continuou a subtil explicação: Veremos se o povo utiliza este direito e se haverá um referendo, se o conjunto do país o aprova ou não. Se um número significativo de venezuelanos pensar que é oportuno, então, isto depende deles.com uma nova legitimidade a partir das presentes eleições locais, Hugo Chavez volta à carga, depois de, em 2007, a sua proposta ter sido chumbada.