O convento do Louriçal inicia o ciclo de comemorações do tricentenário a 23 de Novembro
O convento do Louriçal inicia o ciclo de comemorações do tricentenário a 23 de Novembroas comemorações decorrerão até Maio de 2010, sendo muitas as actividades já marcadas. O programa está a ser actualizado periodicamente e pode ser consultado na página da Comunidade das Irmãs Clarissas do Desagravo.
O programa do próximo domingo tem início às 11h, com Eucaristia solene na igreja matriz, seguindo-se a apresentação do livro História do real convento do Louriçal. Está ainda marcado para este dia um concerto e a exposição do Santíssimo Sacramento, terço e bênção eucarística.
Com a instituição das Escravas do Santíssimo Sacramento surgia a necessidade de construir um Recolhimento, onde pudessem viver comunitariamente o ideal eucarístico. Então, ergueu-se, nas dependências da casa do pai de Maria do Lado, o Recolhimento, com a ajuda da herança das Recolhidas e do povo do Louriçal. Oito anos após a morte da Serva de Deus, a 28 de abril de 1640, o Bispo de Coimbra lançou a primeira pedra para a construção da Igreja. Terminadas as obras, foi benzida em 1652. Vinte e um anos depois, o Sumo Pontífice deferiu o pedido apresentado pelas Recolhidas de terem o Santíssimo Sacramento exposto na sua Igreja, pode ler-se da sua história, na página do Mosteiro.