Na Europa cresce um sentimento anticigano, que se traduz em actos violentos contra membros desta minoria. Justiça tem de ser utilizada na sua defesa
Na Europa cresce um sentimento anticigano, que se traduz em actos violentos contra membros desta minoria. Justiça tem de ser utilizada na sua defesaDois peritos em direitos humanos expressaram esta sexta-feira uma profunda preocupação com o recente aumento de sentimentos anticiganos e incidentes violentos em vários países europeus, apelando a uma forte reacção por parte dos governos.
É necessária uma acção eficaz para travar a crescente onda de hostilidade e violência e de sentimentos anticiganos em toda a Europa, afirmou a perita independente das Nações Unidas para as minorias, Gay McDougall. Quando um núcleo duro de extremismo permanece na sociedade e está disposto a cometer actos de violência, o o sistema de justiça penal deve ser utilizado para proteger com vigor as populações afectadas.
Também o relator especial da ONU sobre formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e outras formas de intolerância, Githu Muigai, sublinhou que estas acções revelam problemas graves e profundamente enraizados de racismo e discriminação contra os ciganos no coração da Europa moderna, que devem ser abordados de forma mais vigorosa e pelo Estado de Direito.