Mais de três mil capacetes azuis vão auxiliar os 17 mil que já estão no terreno. a missão é lidar com a violência no Leste do Congo e proteger os civis deslocados
Mais de três mil capacetes azuis vão auxiliar os 17 mil que já estão no terreno. a missão é lidar com a violência no Leste do Congo e proteger os civis deslocadosO Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou esta quinta-feira o aumento temporário de mais de três mil capacetes azuis, para a missão de manutenção de paz na República Democrática do Congo (RDC), para lidar com a violência no Leste do país, que possui um número estimado de 250 mil deslocados civis só nos últimos meses.
Estes 2785 militares e 300 agentes de polícia vão apoiar os 17 mil soldados que já servem na MONUC, como é conhecida a missão de paz, aquela que é a maior força da ONU no mundo, mas que tem sido confrontados com a tarefa de pacificar a situação no terreno e proteger os civis num dos maiores países africanos.
Os membros do Conselho votaram por unanimidade esta quinta-feira uma resolução a autorizar este reforço da missão, na sequência de um pedido do secretário-geral, Ban Ki-moon, que, juntamente com outros altos funcionários da ONU, afirmou que os números existentes são inadequados para que a MONUC lide com a dimensão dos combates.