Terminou ontem, dia 19 de Novembro, o curso livre “arte Sacra em Fátima” organizado pelo Museu de arte Sacra e Etnologia (MaSE), dos Missionários da Consolata em Fátima
Terminou ontem, dia 19 de Novembro, o curso livre “arte Sacra em Fátima” organizado pelo Museu de arte Sacra e Etnologia (MaSE), dos Missionários da Consolata em FátimaEm oito sessões percorreram-se diversas temáticas relacionadas com a especificidade da arte Sacra que, ao longo de 90 anos, tomou por habitat o espaço de Fátima. Fátima, lugar do espaço sagrado: o desenvolvimento de um Santuário e Fátima e os objectos religiosos: incompatibilidade artística? – Uma história das lembranças de Fátima, são dois exemplos de temas abordados.
a última sessão iniciou-se junto à Cruz alta, no Santuário de Fátima, visitando-se depois a Igreja da Santíssima Trindade e a Basílica do Santuário com as entendidas explicações do formador, Marco Daniel Duarte. Conclui-se, de facto, que Fátima não é nenhum deserto artístico, como muitas vezes se comenta. Existem obras de reconhecidos artistas e arquitectos que valorizam esta cidade santuário.
O número de interessados em participar no curso obrigou o secretariado a aumentar de 25 para 30 vagas como número limite, tendo todas as sessões sido participadas e com exemplar assiduidade. Este facto mostra a pertinência e qualidade do curso, estando prevista, em data a anunciar, uma sua segunda edição!